terça-feira, 31 de março de 2015

Daniel Silva - O assalto

O lendário restaurador de arte e espião ocasional, Gabriel Allon, está em Veneza a restaurar um retábulo de Veronese quando recebe uma chamada urgente da polícia italiana.
Julian Isherwood, o excêntrico negociante de arte londrino, deparou com o cenário de um homicídio brutal e agora é suspeito do crime.
Para salvar o amigo, Gabriel tem, não só de descobrir os verdadeiros assassinos, como também encontrar a mais famosa das obras de arte desaparecidas; a Natividade com São Francisco e São Lourenço, de Caravaggio.
A sua missão levará Allon de Paris e Londres aos submundos do crime em Marselha e na Córsega e, finalmente, a um pequeno banco privado na Áustria, onde um homem perigoso guarda a fortuna suja de um cruel ditador.
Ao seu lado, o espião tem uma jovem corajosa que sobreviveu a um dos piores massacres do século XX e que tem agora a possibilidade de se vingar da dinastia que lhe destruiu a família.
Um livro elegante, sofisticado e de leitura compulsiva que deixará os fãs de Gabriel Allon cativados desde as primeiras páginas.

Daniel Silva - A rapariga inglesa

Madeline Hart é uma estrela ascendente no partido britânico no poder: bonita, inteligente e motivada para o sucesso por uma infância pobre.
Mas Madeline tem também um segredo sombrio: é amante do primeiro ministro, Jonathan Lancaster.
Os seus raptores descobriram o romance e decidiram que Lancaster deve pagar pelos seus pecados.
Receoso de um escândalo que lhe destrua a carreira, ele decide lidar com o caso em privado, sem o envolvimento da polícia britânica.
Trata-se de uma decisão arriscada, não só para si próprio, como para o agente que conduzirá as buscas.
"Tens sete dias, depois a rapariga morre".
Entra em cena Gabriel Allon, assassino implacável, restaurador de arte e espião, para quem as missões perigosas e a intriga política não são novidade.
Com o relógio a contar, Gabriel tenta desesperadamente trazer Madeline de volta a casa em segurança.
A sua missão leva-o do mundo criminoso de Marselha a um vale isolado nas  montanhas de Provença, depois aos bastidores do poder londrino e, finalmente, a um clímax em Moscovo, uma cidade de espiões e violência, onde há uma longa lista de homens que desejam ver Gabriel morto.
Desde as páginas de abertura até ao chocante final, em que se revelam os verdadeiros motivos por detrás do desaparecimento de Madeline, "A rapariga inglesa" irá deixar os leitores completamente mergulhados na história.

Daniel Silva - O anjo caído

Depois de ter sobrevivido por um triz à sua mais recente missão, Gabirel Allon, o herói dos serviços secretos israelitas, refugiou-se por detrás dos muros do Vaticano, onde se encontra a restaurar uma das obras primas de Caravaggio.
Mas certa manhã bem cedo, é chamado à Basílica de São Pedro por Monsenhor Luigi Donati, o influente secretário privado de Sua Santidade, o Papa Paulo VII.
Foi encontrado o cadáver de uma bela mulher debaixo da magnífica abóbada de Miguel Ângelo.
A polícia do Vaticano suspeita de suicídio, mas Gabriel não concorda.
E segundo parece, o mesmo se passa com Donati, que receia o que uma investigação pública possa vir a provocar no seio da igreja e, por isso, chama Gabriel para que ele descubra discretamente a verdade.
Com uma advertência : "regra número um no Vaticano" diz Donati, "não faças demasiadas perguntas".
Gabriel descobre que a mulher morta desvendara um segredo perigoso que ameaça uma organização criminosa que anda a pilhar tesouros da antiguidade e a vendê-los a quem oferecer mais dinheiro.
Mas não se trata apenas de ganância. Um agente misterioso que irá mergulhar o mundo num conflito de proporções apocalípticas...

Daniel Silva - Retrato de uma espia

Gabriel Allon, restaurador de arte e espião, está em Londres com Chiara, a mulher, para um fim de semana que se esperava agradável.
Mas duas bombas, em Paris e Copenhaga, conseguiram já estragar este encantador dia de Outono.
Depois, quando Gabriel se prepara para deter um homem que ele suspeita estar prestes a fazer um terceiro atentado em Covent Garden, é atirado ao chão e fica a observar um verdadeiro pesadelo, sem poder fazer nada.
Ainda tem bem fresca a perturbadora memória do seu fracasso em impedir um massacre de inocentes quando é chamado a Washington para um confronto com o novo rosto do terrorismo global.
Ao centro de uma explosiva praga de morte e destruição está um esquivo clérigo de origem americana a viver no Iémen.
E o pior ainda está para vir...

Daniel Silva - O caso Rembrandt

Decidido a cortar os laços com o Departamento, Gabriel Allon refugiou-se nos penhascos da Cornualha com a sua bela mulher, Chiara.
Mas, uma vez mais, esse isolamento é interrompido por alguém vindo do seu complexo passado: Julian Isherwood, o sedutor e excêntrico negociante de arte londrino.
Como de costume, Isherwood tem um problema e apenas Gabriel o pode resolver.
Em Glastonbury, um restaurador de arte é brutalmente assassinado e um quadro de Rembrandt, há muito desaparecido, é misteriosamente roubado.
Apesar da sua relutância, Gabriel é persuadido a utilizar os seus talentos singulares para encontrar o quadro e os responsáveis pelo crime.
Mas, ao seguir meticulosamente um rasto de pistas com início em Amesterdão, passagem por Buenos Aires e fim numa vila nas margens graciosas do lago Genebra, Gabriel descobre que há segredos mortíferos associados ao quadro e homens malévolos por trás deles.
Uma vez mais, Gabriel vai ser atraído para um mundo que pensava ter deixado para sempre e deparar-se-à com um elenco extraordinário: uma deslumbrante jornalista londrina, determinada a desfazer o pior erro da carreira; um esquivo ladrão de arte, atormentado pela sua consciência; e um influente multimilionário suíço, conhecido pelas suas boas acções, mas bem capaz de estar por trás de uma das maiores ameaças que o mundo enfrenta.

Daniel Silva - O desertor

Seis meses após o dramático final de "As regras de Moscovo", Gabriel Allon regressa à lua de mel com Chiara e ao restauro de uma peça setecentista do Vaticano.
No entanto, a sua paz é efémera.
De Londres chega a notícia de que Grigori Bulganov, espião e desertor russo que lhe salvou a vida em Moscovo, desapareceu sem deixar rasto.
Nos dias que se seguem, Gabriel e a sua equipa travarão um duelo mortal com Ivan Kharkov, um dos homens mais perigosos do mundo.
Confrontado com a possibilidade de perder a coisa mais importante da sua vida, Gabriel será posto à prova de maneiras inconcebíveis até então.
E nunca mais será o mesmo.

Daniel Silva - As regras de Moscovo

A morte de um jornalista leva Allon à Rússia onde descobre que, em termos das artes do ofício da espionagem, até mesmo ele tem alguma coisa a aprender.
Agora, está a jogar segundo "As regras de Moscovo". E na cidade existe uma nova geração de estalinistas que conspiram para reivindicar um império perdido e desafiar o domínio global de um velho inimigo: os Estados Unidos da América.
Um desses homens é Ivan Kharkov, um antigo coronel do KGB, que construiu um império de investimento global sobre os escombros da União soviética.
No entanto, escondido no interior desse império, está um negócio lucrativo e mortífero.
Kharkov é um negociante de armas e está prestes a entregar as armas mais sofisticadas da Rússia à Al-Qaeda.
A não ser que Allon consiga descobrir a hora e o local de entrega, o mundo irá assistir aos ataques terroristas mais mortais desde o 11 de Setembro...e o tempo está a passar muito depressa...

Daniel Silva - O criado secreto

Gabriel Allon é chamado para mais uma missão: ir a Amesterdão estudar os arquivos de um analista de terrorismo que acabou de ser assassinado.
Chegado à cidade, Gabriel descobre contudo, uma conspiração de terror no submundo islâmico e que tem Londres como alvo.
A filha do embaixador americano é raptada e corre perigo de vida.
Ao tentar salvá-la, Gabriel torna-se também um alvo dos terroristas.
A inesperada aliança que forma com um homem que perdeu tudo devido à sua devoção ao Islão leva Gabriel a questionar a moralidade das tácticas que usa e a arriscar a própria vida.

Daniel Silva - A mensageira

Gabriel Allon está prestes a enfrentar o maior desafio da sua vida.
Um alegado simpatizante da Al-Qaeda é morto em Londres e, no seu computador, são encontradas fotografias que levam os serviços secretos israelitas a desconfiar que a organização terrorista prepara um dos mais arrojados atentados de sempre no coração do Vaticano.
Allon avisa o seu velho amigo monsenhor Luigi Donati, secretário pessoal do Papa, e parte para Roma, a fim de ajudar na segurança.
O que nem ele nem Donati sabem, é que o inimigo já se infiltrou no Vaticano.
Nas semanas que se seguem, Allon irá travar um mortífero duelo de astúcia contra um dos homens mais perigosos do mundo, que o levará de uma galeria londrina a uma ilha paradisíaca nas Caraíbas, a um isolado vale na Suíça e, por fim, de regresso ao Vaticano.
A Allon resta montar uma armadilha e esperar não ser ele a cair nela.

Daniel Silva - O príncipe de fogo

O restaurador de arte e ex-agente da Mossad, Gabriel Allon, está de volta a Veneza quando uma terrível explosão em Roma o conduz a uma perturbadora revelação pessoal.
Bruscamente enviado ao coração de uma missão que já esquecera, Gabriel Allon lança-se na perseguição de um cérebro do terrorismo que esteve por trás do massacre do Setembro negro.

Daniel Silva - Morte em Viena

Em "Morte em Viena", Gabriel Allon persegue um criminoso de guerra nazi até ao cerne de uma perturbadora tragédia pessoal.
Allon é enviado a Viena para investigar o bombardeamento que causou a morte de um velho amigo.
O encontro inesperado com uma figura traumática do seu passado, mergulha-o num ajuste de contas pessoal e na procura obsessiva de um nome, de uma história, de um contacto.
Finalmente, a verdade começa a emergir deixando um rasto de sessenta anos de atrocidades e de milhares de vítimas.
Numa tarde de Outubro em Treblinka, lugar onde decorre o clímax de "Morte em Viena", Daniel Silva tentou imaginar os dois campos de concentração nazis (um para judeus e outro para polacos) onde há cinquenta anos foram exterminadas milhares de pessoas.

Daniel Silva - O confessor

"O confessor", parte de uma trilogia acidental sobre o tema inesgotável do Holocausto, encena uma crise na igreja católica, questiona a conivência do Vaticano com as atrocidades cometidas pelo regime nazi e inicia-nos nos meandros da vida dupla de Gabriel Allon, talentoso restaurador de arte e ex-agente dos serviços secretos de Israel.
A história cruza as vidas de três personagens emblemáticas: um Papa que pretende revolucionar a igreja a abrir os arquivos do Vaticano; um assassino a soldo que é um mito na história do crime europeu; um anti-herói obcecado com a ideia de vingança e empenhado em restabelecer a verdade.

Daniel Silva - A assassino inglês

Espião ocasional e restaurador de arte, Gabriel Allon chega a Zurique para restaurar a obra de um velho mestre, a pedido de um banqueiro milionário.
Em vez disso, dá por si no meio do sangue do cliente e injustamente acusado do seu homicídio.
Allon vê-se inesperadamente a braços com uma voraz cadeia de acontecimentos, incluindo roubos de arte pelos nazis, um suicídio com várias décadas e um trilho sangrento de assassinos, alguns da sua autoria.
O mundo da espionagem que Allon pensava ter colocado de parte, vai envolvê-lo uma vez mais.
E ele vai ter de lutar pela vida com o assassino que ajudou a treinar.

Daniel Silva - O artista da morte

Gabriel Allon foi, em tempos, um importante agente dos serviços secretos israelitas, mas agora só pensa em fugir do seu passado para viver uma vida tranquila como restaurador de arte.
No entanto, o seu antigo mentor fá-lo regressar ao activo para neutralizar Tariq, o terrorista palestiniano responsável pelo atentado que destruiu a família de Gabriel anos antes em Viena.
Mas Gabriel não está sozinho: a sua parceira na missão é Jacqueline Delacroix, uma agente israelita oculta sob a sua própria máscara de modelo e com quem já trabalhara anteriormente.
É então forçado a lidar com os seus fantasmas e, sobretudo, com a culpa que o atormenta desde que quebrou todas as regras e se envolveu com Jacqueline no decorrer de uma missão.
Aquilo que começa como uma caça ao homem, torna-se um duelo que atravessa o globo e é alimentado pela intriga política e por intensas paixões pessoais.
Num mundo onde o sigilo e a duplicidade são absolutos, a vingança é um luxo sem preço e a maior das obras de arte.

Daniel Silva - A marcha

Quando três ataques terroristas praticamente em simultâneo põem em causa os progressos conseguidos pelos acordos de Sexta-feira Santa que visam pôr fim a trinta anos de violência sectária na Irlanda do Norte, a região é novamente arrastada para as profundezas do conflito.
E depois de o seu sogro ser nomeado o novo embaixador americano em Londres, Michael Osbourne, ex-agente da CIA, é novamente atraído para o activo.
Depressa descobre que o seu sogro está marcado como alvo a abater, e que ele próprio está, mais uma vez, na mira do implacável Outubro, um dos assassinos mais inclementes que o mundo já conheceu.
Uma electrizante história de terror, vingança e ganância, saída das manchetes dos jornais da manhã.
Um romance sobre o poder e a intriga, onde a aparência e a realidade são inimigas e a confiança é traída tantas vezes quantas as que é honrada.

Daniel Silva - A marca do assassino

Quando um avião explode devido a uma bomba, o agente da CIA, Michael Osbourne, tem apenas uma pista.
Um cadáver encontrado perto do local de explosão apresenta uma marca: três balas no rosto.
Michael Osbourne conhece-a bem e começa uma louca perseguição ao assassino, colocando em perigo a própria vida e a da sua família.

Daniel Silva - O espião improvável

"Em tempos de guerra", escreveu Winston Churchill, "a verdade é tão preciosa que deveria sempre ser acompanhada por um séquito de mentiras".
No caso das operações de contra-inteligência britânicas, isto implicava encontrar um agente o mais improvável possível: um professor de História chamado Alfred Vicary, escolhido pessoalmente por Churchill para revelar um traidor extremamente perigoso, mas desconhecido.
Contudo, os nazis também escolheram um agente improvável: a bela Catherine Blake, introduzida pela Abwehr no Reino Unido ainda antes do início da guerra.
A coberto do disfarce de uma viúva de guerra voluntária num hospital, Catherine aguarda as ordens de Berlim: desvendar os planos dos aliados para o dia D.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Steve Berry - Vingança em Paris

O jogo entre a amizade e a nacionalidade, o passado e o presente, para desvendar os mistérios napoleónicos.
Quando Napoleão Bonaparte morreu no exílio em 1821, levou para o túmulo um poderoso segredo.
Como general e imperador, roubara incontáveis riquezas de palácios, tesouros nacionais e até dos Cavaleiros de Malta e do Vaticano.
Os britânicos que o capturaram nos seus últimos dias de vida, tinham a esperança de obter a informação de onde estaria escondido o tesouro.
Mas ele nada lhes disse e no seu testamento não deixou nenhuma menção.
Ou será que deixou?
É isso que Cotton Malone vai tentar descobrir ao mergulhar numa busca desesperada pelo lendário tesouro perdido de Napoleão.

Steve Berry - O mistério de Carlos Magno

O que liga um submarino secreto desaparecido, a exploração da Antártida pelos nazis em 1938 e o túmulo de Carlos Magno?
Cotton Malone, ex-agente secreto americano, perdeu o pai em criança, supostamente durante um exercício militar, num submarino no Atlântico norte.
Empenhado em saber toda a verdade, pede à sua antiga chefe, Stephanie Nelle, para consultar os arquivos militares.
A descoberta é surpreendente: o submarino que o pai comandava era uma embarcação nuclear secreta que se perdeu durante uma missão confidencial sob o gelo da Antártida.
Mas Malone não é o único em busca da verdade.
As irmãs gémeas Dorothea e Christie querem a fortuna prometida pela mãe àquela que descobrir o que realmente aconteceu ao seu pai que morreu igualmente nesse misterioso submarino.
Mas elas estão ao corrente de algo que Malone não sabe: instigados por estranhas pistas descobertas no túmulo de Carlos Magno, os nazis exploraram a Antártida em 1938.
O ex-agente descobre que um diário redigido com enigmas indecifráveis e a viagem desventurada do seu pai, estão relacionados com uma revelação de consequências incalculáveis para a humanidade.
Finalmente será confrontado com a verdade sobre a morte do pai e com a possibilidade do seu próprio fim.

Steve Berry - A traição veneziana

O túmulo perdido de Alexandre Magno pode ter a chave do enigma.
Em 323 a.C., após ter conquistado a Pérsia, Alexandre Magno tinha como objectivo invadir a Península Arábica, mas sucumbiu repentinamente a uma febre estranha.
Localizar o local do seu descanso eterno, desconhecido até hoje, continua a ser um objectivo difícil de alcançar para arqueólogos e caçadores de tesouros.
Cotton Malone, ex-agente de um departamento dos serviços secretos dos Estados Unidos, agora livreiro especialista em obras raras, acaba por ser atraído para um intenso jogo de xadrez geopolítico.
Depois de escapar por pouco à morte num incêndio devastador que consumiu um museu na Dinamarca, Cotton descobre pela sua amiga, Cassiopeia Vitt, que o incidente não foi nem casual, nem isolado.
Como parte da campanha destinada a encobrir um plano muito mais diabólico, museus na Europa estão a ser devorados por incêndios sem explicação.
E das cinzas da URSS, surge uma nova nação, ex-repúblicas soviéticas consolidam-se na Federação Centro-Asiática.
A liderá-la encontra-se a suprema ministra Irina Zovastina, uma déspota iluminada com um talento para a política e um gosto por desportos sangrentos, cujo único desejo é superar Alexandre Magno como conquistador supremo da História.

Steve Berry - O elo de Alexandria

Cotton Malone regressa numa aventura de cortar a respiração, que o coloca a si e à sua família em grave perigo, e que coloca Malone cara a cara com uma desconcertante verdade há muito arrancada das prateleiras da lendária biblioteca de Alexandria.
Esta biblioteca foi a mais ambiciosa e importante colecção de conhecimento antigo alguma vez reunido.
O edifício que a albergava, manteve-se de pé durante seiscentos anos e, no seu apogeu, conteve mais de quinhentos mil manuscritos.
Há 1500 anos desapareceu. Nenhuma pista arqueológica da biblioteca principal foi alguma vez descoberta.
Agora, a ex-mulher de Cotton Malone aparece à porta deste em pânico: o filho de ambos foi raptado.
Minutos depois, a livraria de Malone é atacada, tudo porque ele é a única pessoa à face da terra que conhece o paradeiro do elo de Alexandria, o fio condutor que levará à desaparecida biblioteca.
Mas encontrar esse alojamento perdido do conhecimento, verdades escondidas durante um milénio e meio, terá graves consequências, tanto para Malone como para o equilíbrio do poder mundial.

Steve Berry - O legado dos Templários

Possuidores de enorme conhecimento e de uma fabulosa riqueza nunca descoberta, Os Cavaleiros de Cristo, controlavam reis e papas.
No entanto, quando o seu último mestre morreu em 1314, o reinado dos Templários chegou ao fim.
Ou talvez não?
Para Cotton Malone, um ex-agente secreto do governo americano, e Stephanie Nelle, sua ex-supervisora, existe uma revelação surpreendente que os espera no final de uma busca através de um labirinto de intrigas que atravessa séculos de história e um sem número de aldeias, castelos e regiões europeias.

Steve Berry - O terceiro segredo

Explosivo tanto no ritmo como nas suas revelações, "O terceiro segredo" é um thriller extraordinário onde o autor aborda algumas ideias mais controversas do nosso tempo numa viagem alucinante pela história da igreja e o futuro da religião.

Steve Berry - A profecia Romanov


No dia 16 de Julho de 1918, o czar Nicolau II e toda a sua família são executados a sangue frio, mas quando em 1991 se exumam os seus restos mortais, descobre-se que faltam os cadáveres de dois dos filhos do czar.
Hoje, após a queda do comunismo, o povo russo decide, democraticamente, regressar à monarquia.
E o novo czar será escolhido entre os parentes afastados do antigo czar Nicolau II.
Quando o advogado americano Miles Lord é contratado para investigar, um dos candidatos vê-se envolvido numa trama para descobrir um dos grandes enigmas da História: o que realmente aconteceu à família imperial?
A sua única pista é uma críptica mensagem nos escritos de Rasputin que anuncia que aquele cruel capítulo não será o único na lenda dos Romanov.
As consequências desta profecia serão devastadoras para o futuro do czar e para a mãe Rússia, mas também para o próprio Miles.

John Grisham - O cliente

Mark Saway, um miúdo de 11 anos, presencia com o irmão de 8, o estranho suicídio de um conhecido advogado de mafiosos.
Antes de se matar, o suicida conta a Mark pormenores de um segredo que envolve a morte de um senador.
Mark decide contratar uma advogada, Reggie Love, que se dedica a defender menores.
Mas parece que desta vez, a luta de Reggie é demasiado desigual.
Até que o garoto inventa um plano para escapar ao cerco que o FBI, por um lado, e a máfia, por outro, lhe moveu.
Convencida de que o plano de Mark é, apesar de arriscado, o único que o pode salvar, reggie acaba por colaborar com o seu pequeno cliente...

John Grisham - O dossier pelicano

Um pequeno documento escrito por uma estudante de direito está a abalar as altas esferas.
Isto porque Darby Shaw fez sem querer uma descoberta terrível: ela sabe, ou pelo menos, acha que sabe, quem matou dois importantes juízes do Supremo Tribunal Americano.
Não que Abraham Rosenberg e Glenn Jensen fossem de algum modo adorados, mas a oportunidade de colocar dois sucessores que condizem com as ideias de alguém é imperdível.
Só que Darby Shaw não imagina o perigo que corre ao levar esse seu pequeno dossiê para a frente.
Numa trama que envolve o FBI, a CIA, a Casa Branca e até mesmo um ou vários assassinos profissionais, ela se vê cercada por todo o tipo de armadilhas e sente o cheiro da própria morte a cada passo.
Agora, para salvar a própria pele, ela precisa de provar o que escreveu, antes que alguém acabe com essa oportunidade para sempre.

John Grisham - A conspiração

Este livro mostra-nos como um jovem e bem intencionado advogado se pode afundar num poço de lama.
Clay Carter trabalha há muito num gabinete dos advogados oficiosos e, como a maioria dos colegas, sonha com um emprego melhor numa verdadeira firma de advogados.
Quando, a contragosto, aceita o caso de um jovem acusado de homicídio, parte do princípio de que se trata apenas de mais um dos muitos assassínios sem sentido que todas as semanas são cometidos na cidade de Washington.
Porém, ao investigar o passado do seu cliente, depara-se com uma conspiração demasiado tenebrosa que envolve uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo.
Será que este caso complexo alterará radicalmente a sua vida, tornando-o o rei das acções colectivas?

John Grisham - O perdão

Na véspera de cessar funções, o presidente dos EUA concede um indulto a Joel Backman, um célebre intermediário de Washington que se move bem nos corredores do poder e que passou os últimos seis anos numa prisão federal.
O que ninguém sabe é que o presidente só concede o indulto depois de sofrer fortes pressões da CIA de quem o Backman conhece alguns segredos comprometedores.
Backman é retirado discretamente do país num avião militar de carga.
Dá-lhe uma nova identidade e uma casa em Itália.
Pouco depois, a CIA revela o seu paradeiro a israelitas, russos, chineses e sauditas.
E senta-se a observar...
Não se trata de saber se Backman sobreviverá. Não há a mínima hipótese de tal acontecer.
A pergunta para a qual a CIA quer uma resposta é só uma: quem irá matá-lo?

John Grisham - A herança

John Grisham regressa ao cenário e à personagem principal de "Tempo de matar", um dos romances mais populares do nosso tempo.
Seth Hubbard é um homem de idade com uma fortuna, que está a morrer com cancro dos pulmões.
Não confia em ninguém. Antes de se enforcar num sicómoro, Seth faz um novo testamento.
Este documento irá arrastar os seus filhos adultos, a sua empregada negra e o advogado Jake Brigance para um conflito dramático e arrasador, semelhante àquele que, apenas três anos antes, fez de Jake um dos advogados mais conhecidos da região.
O segundo testamento levanta muito mais questões do que aquelas a que responde.
Porque razão deixaria Seth quase toda a sua fortuna à empregada?
Teria a quimioterapia afectado a sua lucidez?
John Grisham regressa ao cenário e às personagens que fizeram dele o romancista preferido da América, enfrentando, uma vez mais, um julgamento ferozmente controverso, que irá revelar velhas tensões raciais e obrigar o Condado de County a confrontar a sua história.

John Grisham - O manipulador

Ele foi traído pelo FBI e agora quer vingar-se...
Raymond Fawcett, juíz federal da Virgínia, e a sua secretária são encontrados mortos em casa.
Não há sinal de luta, nem impressões digitais, nem testemunhas.
Nada, excepto um cofre vazio.
Depois de alguns meses, a investigação do FBI não avançou um milímetro e é aí que entra em cena Malcolm Bannister, de 42 anos, negro, advogado de profissão, condenado a dez anos de prisão por um crime que não cometeu e ainda com cinco anos de pena por cumprir.

John Grisham - Calico Joe

A culpa de um pai. A redenção de um filho.
Passaram-se trinta anos desde que Paul, então com 13 anos, viu o pai, jogador dos New York Mets, enfrentar o seu herói de infância, Joe Castle, num desafio em que não houve vencedor.
A notícia de que o pai está a morrer, traz-lhe este episódio à memória.
Pai e filho, decididos que é chegado o momento de enfrentar o que de facto aconteceu naquele campo em 1973, dirigem-se a Calico Rock, no Arkansas, onde é incerto aquilo que os espera.

John Grisham - Os litigantes

Os dois sócios da firma de advogados Finley & Figg referem-se muitas vezes à própria firma como uma boutique chique, selectiva e próspera. Obviamente, não é nada disso.
Aquilo que é, de facto, é uma firma de dois sempre à procura do grande caso que mudará tudo.
As suas especialidades, são os divórcios rápidos e a condução sob o efeito do álcool, de vez em quando, com o jackpot de um verdadeiro acidente de viação.
Depois de vinte anos juntos, Oscar Finley e Wally Figg mais parecem um casal velho.
Mas eis que chega a mudança, ou melhor, entra aos tropeções.
David Zinc, um advogado jovem, mas já queimado, abandona a carreira acelerada numa elegante firma no centro, embebeda-se e vai literalmente parar à porta da nossa firma-boutique.
Já um pouco mais sóbrio e subitamente consciente de que está desempregado, aceita trabalhar na Finley & Figg.
Agora, com um novo membro, a F&F, está pronta para agarrar um grande caso, que os pode tornar muito ricos sem que tenham de trabalhar muito.
Krayoxx, um medicamento muito popular para reduzir o colesterol em doentes obesos e produzido por um gigante da indústria farmacêutica, está sob fogo depois de vários casos de ataques cardíacos associados ao tratamento.
Wally já sente o cheiro do dinheiro. Uma pequena pesquisa na internet confirma as suspeitas de Wally: uma grande firma da Florida está a preparar uma acção contra a Varrick, a farmacêutica em questão.
A única coisa que a Finley & Figg tem de fazer é encontrar meia dúzia de pessoas que tenham tido ataques cardíacos enquanto tomavam Krayoxx, convencê-las a tornarem-se clientes e prepararem-se para a fama e a fortuna.
Com um bocadinho de sorte, nem sequer terão de ir a tribunal.
Parece quase bom de mais para ser verdade...e é...

John Grisham - O rapto

Da última vez que vimos Theo Boone, ele assegurou-se de que seria feita justiça quando revelou provas que tiraram um homem culpado das ruas da cidade.
Agora que a sua vida parece ter acalmado e voltado à normalidade, Theo continua a dar conselhos jurídicos a amigos e  professores.
Até que surge um novo mistério para ser desvendado e, desta vez, é pessoal...

John Grisham - A confissão

A poucos dias de ser executado, só um assassino o pode salvar.
Em 1998, numa pequena cidade do Texas, Travis Boyette raptou, violou e estrangulou uma rapariga da sua escola.
Enterrou o seu corpo para que nunca fosse encontrado e em seguida, assistiu com espanto à prisão e condenação de Donté Drumm, uma estrela local de futebol.
O corredor da morte foi o seu destino.
Agora, nove anos depois, Donté está a quatro dias da sua execução e Travis, pela primeira vez na vida, decide fazer o que está certo e confessar.
Mas como pode um homem culpado convencer advogados, juízes e políticos de que estão prestes a executar um homem inocente?

John Grisham - O miúdo advogado

Na pequena cidade de Strattenburg há muitos advogados e, embora tenha apenas 13 anos, Theo Boone julga-se um deles.
Theo conhece todos os juízes, polícias e funcionários do tribunal e sabe imenso sobre leis.
Sonha com um futuro na sala do tribunal, mas dá por si numa muito antes do esperado.
Por saber tanto, talvez de mais, é arrastado para o meio de um processo sensacional de homicídio.
Um assassino impiedoso está prestes a sair em liberdade e Theo é o único que sabe a verdade.
A fasquia é elevada, mas Theo não vai desistir até que se faça justiça.

John Grisham - O último jurado

No início dos anos 70, os negros ocupam cada vez mais espaço nos estados racistas do sul dos EUA.
Um dos mais pitorescos semanários do Mississipi vai à falência e, para espanto de muitos, é comprado por um jovem nova-iorquino de 23 anos, Willie Traynor, ávido de histórias macabras para aumentar a tiragem do jornal.
É então que uma jovem mãe é brutalmente violada e assassinada.
O principal suspeito é Danny Padgitt, membro de uma família tradicional, que acaba por ser condenado a prisão perpétua, ameaçando vingar-se dos jurados no final de um julgamento surpreendente.
Willie Traynor noticia todos os detalhes do crime e o seu jornal prospera.
Mas Danny sai da prisão "perpétua" ao fim de nove anos e a retaliação começa.

John Grisham - O testamento

No seu luxuoso gabinete no último andar de um edifício, e na presença dos vários filhos e ex-mulheres, Troy Phelan, um velho bilionário rancoroso, assina o seu testamento pouco antes de morrer.
Todos esperam herdar uma parte substancial da colossal fortuna de onze mil milhões de dólares, mas o velho Troy preparou-lhes uma enorme surpresa: um novo testamento no qual nomeia Rachel Lane, uma filha ilegítima que ninguém sabia que tinha e que trabalha como missionária algures no meio do Pantanal, no Brasil, como única herdeira.
É então que Nate O'Riley, um advogado caído em desgraça e acabado de sair de uma clínica de reabilitação, é enviado ao Brasil com a missão de a encontrar.
Travando uma dura batalha contra os seus próprios demónios ao mesmo tempo que luta pela vida nas florestas tropicais do Brasil, Nate entra num mundo surpreendente onde o dinheiro não tem qualquer significado.
Enquanto isso, a milhares de quilómetros dali, em Washington, trava-se uma outra batalha, igualmente dura, pelo controlo da herança do velho Phelan.
As surpresas sucedem-se, umas atrás das outras...

John Grisham - O sócio

Patrick Lanigan era um advogado brilhante e bem pago que trabalhava para uma prestigiada firma de advocacia do Mississipi, até ao momento em que fingiu a própria morte e roubou noventa milhões de dólares à própria firma.
Durante quatro anos, consegue evitar ser apanhado pelos homens poderosos que roubara  e que estavam dispostos a tudo para o capturar.
Escondido numa região remota do Brasil, Patrick vive a olhar por cima do ombro, sempre à espera do inevitável, até que, um belo dia, os seus perseguidores acabam finalmente por o encontrar.
Agora Patrick está de regresso aos Estados Unidos para ser julgado pelos seus crimes.
Com os antigos sócios desejosos de vingança, Patrick encarrega um velho amigo da sua defesa, enquanto a sua bela namorada permanece na sombra.
As perguntas sem resposta são muitas, mas há uma que se destaca: onde está o dinheiro?
À medida que os detalhes da fuga vão sendo revelados, começa a emergir uma outra história, muito mais complexa do que alguém poderia imaginar: a verdade.
E Patrick é a única pessoa no mundo que tem todas as respostas.

John Grisham - O júri

O autor mostra-nos de novo um sistema judicial corrupto, onde o suborno e a chantagem são recursos perfeitamente aceitáveis desde que conduzam à vitória num processo.

John Grisham - A firma

Mitchell McDeere, um jovem e ambicioso recém formado em direito na prestigiada Universidade de Harvard, acaba de ser contratado pela Bendini, Lambert & Locke, uma firma exclusiva de Memphis.
Para Mitch e Abby, a sua mulher, acabaram-se as preocupações financeiras: além do salário chorudo, a firma entregou-lhe as chaves de um BMW novinho em folha, concedeu-lhe uma vantajosa hipoteca para a compra de uma bela vivenda, liquidou os empréstimos contraídos para pagar os estudos e até contratou uma decoradora para os ajudar.
Mas Mitch devia ter-se lembrado do que o seu irmão Ray, a cumprir uma pena de quinze anos numa prisão, já sabia: não se recebe o que quer que seja sem dar nada em troca.
E agora o FBI está empenhado em destruir a firma e precisa da ajuda de Mitch.
Encurralado entre a espada e a parede, a única opção que lhe resta é lutar para salvar a própria vida.

John Grisham - Tempo de matar

A vida de uma menina negra de 10 anos termina às mãos de dois jovens brancos, bêbados e sem remorsos.
A população de Clanton, maioritariamente branca, reage com choque e horror a este crime desumano.
Até que o pai da menina pega numa arma e decide fazer justiça com as suas próprias mãos.
Durante dez dias, ardem cruzes por toda a cidade e o país aguarda, com grande expectativa, o desfecho deste caso, enquanto Jake Brigance, o advogado de defesa, tenta desesperadamente salvar a vida do seu cliente e depois a sua.

Sara Macdonald - Antes do amanhecer

Quando a jovem Fleur conhece David, piloto de helicópteros do exército britânico, apaixona-se imediatamente e não hesita em abandonar o seu sonho de ser bailarina para se dedicar ao casamento.
Tudo parece perfeito.
Embora longe de Inglaterra, o casal tem em Singapura uma vida repleta de exotismo e duas encantadoras filhas gémeas, Nikki e Saffie.
Mas esta felicidade tem um fim abrupto quando David morre num acidente.
Desamparada e só, Fleur prepara-se para regressar a Inglaterra com as filhas, quando Saffie, com 5 anos, desaparece misteriosamente.
Vinte e oito anos depois, Nikki vive na Nova Zelândia e aguarda com ansiedade a visita da mãe, a quem sempre culpou pelo desaparecimento da irmã.
Mas agora, é Fleur quem desaparece durante um voo de escala em Singapura, o epicentro de todos os dramas.
Nikki inicia então uma viagem arriscada com o objectivo de encontrar a mãe e enfrentar os fantasmas do seu passado.
Nenhuma delas poderia imaginar a dimensão dos segredos que a história da família esconde...

sexta-feira, 27 de março de 2015

James Ellroy - A colina dos suicídios

Sob a vigília constante da lei, Los Angeles é a cidade que pulsa dia e noite.
Duane Rice é o cabecilha de uma quadrilha extremamente perigosa que actua nos submundos da cidade, assaltando brancos e cometendo crimes de extorsão.
O detective Lloyd Hopkins da polícia de Los Angeles vai comandar a maior caça ao homem alguma vez vista nesta cidade.
Conjugando perspicácia e intuição, Hopkins vai indagando todos os indícios até desvendar o plano desta quadrilha: descobrir agentes bancários ilícitos, raptar-lhes as namoradas, forçando-os assim a cooperar.
O jogo de Duane rapidamente degenera numa espiral de violência, enquanto Hopkins se vê envolvido numa atmosfera conspirativa entre os seus próprios colegas do departamento da polícia.

James Ellroy - A dália negra

O livro ficciona um crime realmente ocorrido na Cidade dos Anjos, durante o pós-guerra nos finais dos anos 40.
A imprensa referiu-se-lhe como o caso da Dália Negra, pelo facto de a vítima, Elizabeth Short, uma jovem aspirante a actriz, enfeitar os cabelos com uma dália dessa cor.
O seu corpo apareceu num terreno vago, horrivelmente mutilado e com sinais de ter sido torturado.
Contudo, o caso nunca viria a ser deslindado e tornar-se-ia numa verdadeira lenda urbana.
James Ellroy ressuscita-o, no contexto de uma Hollywood minada pela violência e pela corrupção.

Christian Mork - Darling Jim

"Darling Jim" reúne thriller psicológico, suspense romântico, terror, lendas e contos de fadas.
Tudo começa com o aparecimento dos cadáveres de duas irmãs e da tia de ambas, assassinadas numa casa de Malahide.
O mistério que envolve a sinistra descoberta parece insolúvel, mas quando Niall, um jovem carteiro, descobre o diário de uma das irmãs e decide fazer uma investigação por conta própria, a verdade começa a vir à luz do dia.
Uma história de amor trágica e um bardo dos tempos modernos parecem ter estado na origem dos crimes.
Um romance que nos fala dos perigos de nos apaixonarmos pela pessoa errada.

Carina Bergfeldt - Quando o ódio matar

Com grande munúcia, uma mulher planeia a morte da pessoa que converteu a sua vida num inferno: o pai.
Uma nota no frigorífico com as palavras "matar o papá" recorda-lhe qual o motor que impulsiona agora a sua vida.
Enquanto o plano avança, é encontrado o cadáver de uma mulher num lago da cidade de Skovde, tudo aponta para uma morte violenta.
A inspectora Anna Eiler trabalha no caso, mas não é a única.
Duas jornalistas locais realizam a sua própria investigação.
As três têm razões pessoais para resolver o assassínio, as três escondem algo, mas só uma delas é capaz de preparar a sangue frio um crime mais atroz do que aquele que pretende resolver.

Catherine Bybee - Casado até quarta

Blake Harrison: rico, de boas famílias, encantador e a precisar de uma mulher que se case com ele até quarta-feira.
Blake pede ajuda a Sam, que afinal não é o homem de negócios que ele pensava.
Pelo contrário, Blake depara com Samantha Elliot, uma mulher linda e arrojada com uma voz de fazer perder a cabeça.
Samantha, dona de uma agência matrimonial, ela própria não está disponível para o casamento...quer dizer...até Blake lhe oferecer dez milhões de dólares por um contrato de um ano.
Não há nada de indecente na proposta dele e, além disso, o dinheiro vai ajudar imenso nas contas do médico da família de Sam.
A única coisa que ela tem de fazer é guardar para si a atracção que sente pelo marido e evitar a cama dele.
Porém, é difícil resistir aos beijos ardentes de Blake e ao seu charme sensual.
O contrato de casamento previa tudo e mais alguma coisa...menos que se apaixonassem.

Catherine Ryan Hyde - Não deixes que me levem

E se abandonar a sua mãe for a única forma de a salvar?
"Lembras-te de me dizer que conseguirias sempre encontrar-me?
Bem, nunca te esqueças disso, por favor."
Grace é uma menina de 10 anos que sabe que é amada pela mãe, mas a mãe também ama as drogas.
Grace não conseguirá evitar, por muito mais tempo, as ameaças da senhora dos serviços sociais, que a quer colocar numa instituição.
A sua única esperança é Billy.
Billy Shine é um adulto que não sai do seu apartamento há anos.
Tem muito medo das pessoas.
E assim, dia após dia, leva uma vida perfeitamente planificada e silenciosa dentro de sua casa. Até agora...
Grace invade a vida de Billy com uma voz bem alta e um plano para libertar a mãe daquele martírio.
Mas não será fácil, pois para salvar a mãe, terão de arrancar-lhe a única coisa de que ela realmente precisa: Grace.

Catherine Ryan Hyde - Coração em segunda mão

Deram-lhe uma nova vida, mas saberá ela vivê-la?
Vida tem 19 anos, está doente e pode morrer a qualquer momento.
Uma nova esperança, um coração alheio, fá-la compreender que só pode viver se outra pessoa morrer.
Richard perdeu a sua esposa num acidente.
A dor e o sofrimento levam-no a querer conhecer a rapariga que recebeu o coração da sua mulher.
No hospital, Vida conhece Richard e apaixona-se por ele.
Pode um "Coração em segunda mão" unir duas pessoas?

Catherine Ryan Hyde - Favores em cadeia

É a história de pessoas comuns que a força das circunstâncias torna extraordinárias.
Tudo começa quando um professor propõe à sua turma de Estudos Sociais um trabalho: pensar numa ideia que possa alterar o mundo e pô-la em prática.
Trevor, um rapaz de 12 anos cheio de imaginação que vive com a mãe, tem um plano extremamente simples: fazer o bem a três pessoas diferentes pedindo-lhes somente que elas façam o mesmo a outras três, criando assim uma sucessão de "Favores em cadeia".
A princípio parece não resultar e o próprio Trevor deixa de acreditar na sua ideia, mas aos poucos, vai-se espalhando também pelas cidades vizinhas e rapidamente se alarga a toda a América uma onda de solidariedade.
Catherine Ryan Hyde conta-nos esta história de vários pontos de vista e usa cartas, diários e narrativas das diferentes pessoas tocadas por esta ideia.
Um romance optimista, embora assente na realidade do dia a dia, que coisas como as doenças, a dor, a tragédia, tornam bastantes vezes difícil, mas sabemos que tudo isto faz parte da nossa condição de humanos, onde se acredita que cada indivíduo pode tornar o mundo num lugar melhor.