sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Conversa da hora de almoço

Pois é...ultimamente não me tem apetecido almoçar com companhia, mas hoje, lá fiz um esforço e almocei com alguns dos meus colegas.
Normalmente, os temas costumavam ser muito interessantes: sexo, sexo, sexo...
Cada palavra dita era logo levada para o "lado do mal".
Hoje, porém, começamos por falar do molho de francesinhas e da sua confecção.
Embora viva na Ericeira há muitos anos, sou do Porto (não nascida, mas criada) e como quase todos os tripeiros que se prezem, sei fazer o molho das ditas francesinhas, graças à minha mãezinha.
Hoje em dia, já muitos restaurantes da capital, e não só, têm francesinhas no seu menu, mas muitas pessoas quando as comem, não apreciam e perguntam: é isto uma francesinha?? Que horror!!
Há algum tempo, enchi-me de coragem e lá fui experimentar uma francesinha num restaurante em Lisboa e tive de concordar com o que me diziam: não prestava de todo! O molho tinha tal e qual o sabor de um tempero de bifes. Sabem quando se deixa carne temperada de um dia para o outro? Pois...era tal e qual...sabia a vinho e até a cor era deslavada, não tinha aquele tom laranja característico. O molho tem muito que se lhe diga, leva muitos ingredientes que a maior parte das pessoas desconhece e, se depender de mim, vão continuar a desconhecer, fica no segredo dos deuses e dos tripeiros.
Outro dos assuntos de que falámos, foi acerca do sal. Tudo porque eu estava a comer meia dúzia de batatas fritas de pacote. Meu Deus!! O que fui eu fazer!!!!!!!!!!! Mas depois, ainda piorei a situação ao dizer que, de vez em quando, comia uns amendoins daqueles carregadinhos do mal, salgados e picantes. Não é sempre, mas às vezes sabe-me bem enquanto vejo o Walking Dead, ingerir uma dose generosa de sal. A relação que a série e o sal têm um com o outro, desconheço, mas o que é certo é que gosto muito. Tenho pena, mas ainda bem que acabou agora a primeira parte da 5ª temporada ih ih ih. Adiante, os meus colegas começaram logo a fazer as contas para calcular a quantidade de sal que eu como por dia. NÃO como batatas fritas e amendoins todos os dias!! Qual foi a parte que eles não perceberam?
Vai daí, mudei o rumo à conversa (para meu bem) e disse que tinha ido a uma loja de roupa e que tinha comprado umas calças e uma camisola. Um tema bem mais seguro...pensava eu!
Disse-lhes, também, que não gosto de comprar roupa para mim, sozinha, pois gosto sempre de ter uma segunda opinião. Acho que os espelhos não devolvem, de todo, a nossa verdadeira imagem. Eu acho que são como as televisões que fazem sempre as pessoas mais gordas do que na realidade são.
Quando compro roupa e a experimento na loja, gosto que esteja alguém do meu lado a dizer se a(s) peça(s) me fica(m) bem ou não. Se a pessoa diz que fica bem e eu concordo, compro, mas se essa pessoa diz que fica mal e eu acho que me fica bem, já não compro. Taras!!
Como não podia deixar de ser, a conversa depressa passou para o tema das gorduras: quem tem excesso de peso, quem pratica algum tipo de desporto, etc.
Eu que não pratico desporto, não me sinto gorda, mas também já estive melhor quando há cerca de 1 ano perdi 10 kg e consegui manter o peso por muitos meses. Desses 10 kg, acho que consegui encontrar uns 4 ou 5 !! Para a próxima não os procuro! Perdi, perdi, pronto e não se fala mais nisso.
Como muitas pessoas me diziam: estás tão magra!!! Qualquer dia desapareces!! Onde tens o rabo?, resolvi comer mais um bocadinho do que aquilo a que me habituei e pronto, foi suficiente. Hoje: acho que posso comer um hamburguer, estou tão magra que não é por aí. Amanhã: estava mesmo a apetecer-me uma pizza, que delícia! Depois: está tanto calor que um gelado vinha mesmo a calhar.
As desculpas que eu (nós) arranjamos para dar asas ao nosso palato! Estou com falta de açúcar, vou comprar um chocolate. Mas o pior, é que não consigo comer um quadradinho só, vai a tablete inteira!
Às vezes, chego a comprar e a esconder dos meus filhos e penso: é para o bem deles, só lhes faz mal.
Qual quê, eu é que penso assim só para não ficar com o peso na consciência, porque o que me interessa mesmo é comer o chocolate todo sozinha!!! E Mon Cheri?? Ui, que delícia! Aquilo que eu gosto  desses bombons!! Não consigo comer um ou dois, vai logo a caixa toda. O que vale é que não embebeda!!
Aqui fica um miminho para mim, já que não posso devo comer, pelo menos, aprecio a embalagem!

Sem comentários:

Enviar um comentário