segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Ericeira

A Ericeira é uma vila turística situada a cerca de 35 km de Lisboa, 18 km de Sintra e a 8 km de Mafra.
É uma freguesia que pertence ao concelho de Mafra.
A Ericeira conheceu, no século XIX, a sua época áurea, devido a ter o porto mais concorrido da Estremadura, por onde se fazia o abastecimento de quase toda a província.
A antiga importância comercial tem hoje correspondente no notável movimento turístico.
O embarque para o exílio da família real portuguesa, episódio que assinalou o fim da monarquia em território nacional, fará sempre do porto da Ericeira um dos locais mais dramáticos da geografia do concelho de Mafra.
A faixa costeira, reconhecida como Reserva Mundial de Surf, salienta as excelentes características naturais oferecidas para a prática desta modalidade.
11 km de costa fazem desta zona um destino turístico por excelência com bons hotéis, hostels e guests-houses e acima de tudo a suas praias entre as quais S.Lourenço, Coxos, S.Julião, Sul, Ribeira D'Ilhas e Foz do Lizandro.
O turismo desempenha um papel fundamental na vida e na economia da Ericeira.
A vila beneficia da sua proximidade à cidade de Lisboa e também da construção da auto-estrada A21, sendo o local ideal para milhares de pessoas, que moram na capital e arredores, passarem o fim-de-semana, aproveitando a óptima gastronomia local e a tranquilidade da pitoresca vila.
O Sumol Summer Fest, maior evento de música reggae do país, realiza-se todos os anos, no mês de Junho, trazendo milhares de pessoas, maioritariamente jovens, à Ericeira.


Praia da Baleia, junto ao Hotel Vila Galé

Hotel Vila Galé - Ericeira

Bar Gota D'Alcool - Praia de S.Julião

Praia de S.Julião

Praia de S.Julião depois da tempestade Hércules

Praia de S.Julião, depois da tempestade Hércules

Praia de S.Julião, depois da tempestade Hércules

Praia da Foz do Lizandro

Praia da Foz do Lizandro

Praia da Foz do Lizandro

Praia da Foz do Lizandro

Praia dos Pescadores

Praia dos Pescadores

Praia de S.Julião

Praia de S.Julião

Praia do Norte

Praia do Norte

Praia do Norte

Praia do Norte

Vista da esplanada Boardriders, Quicksilver de Tiago Pires

Boardriders, Quicksilver

Boardriders, Quicksilver

Boardriders, Quicksilver

Furnas

Furnas

Furnas

Furnas

Escadaria da Praia de Ribeira D'Ilhas

Praia de Ribeira D'Ilhas

Praia de Ribeira D'Ilhas

Praia de Ribeira D'Ilhas

Praia de Ribeira D'Ilhas

Esplanada de Ribeira D'Ilhas

Ribeira D'Ilhas

Ribeira D'Ilhas

Ribeira D'Ilhas

Ribeira D'Ilhas

Ribeira D'Ilhas

Para mim, a Ericeira é mais do que um simples destino turístico, é o meu lar, o meu porto de abrigo.
Quem visita a Ericeira pela primeira vez, nunca fica indiferente e tem vontade de voltar mais uma e outra vez.
Há muitos anos atrás, fui passar umas férias à Ericeira e logo fiquei apaixonada pela simplicidade da vila e das suas gentes, os jagozes. Aliado a assuntos do coração, decidi que passaria a ser o meu lar.
Uma semana depois de terem terminado as minhas férias e ter regressado ao trabalho no Porto, estava a viver na Ericeira. Até hoje vivo cada momento nesta vila como se fosse o primeiro. Adoro ir tomar um belo café numa esplanada junto ao mar, passear pelas ruas estreitas e arranjadas do centro da vila.
Quem vem para a Ericeira, vem para desfrutar das suas praias e da vida tranquila que por cá se respira. Nesta vila de jagozes ainda há muito a ser feito, muitas coisas que fazem falta, principalmente para quem não gosta de praia e dos desportos ligados ao mar.
Para quem gosta de ver lojas de roupa, as únicas que existem em abundância, são as ligadas ao surf e skate. Faltam, acima de tudo, actividades para os mais novos, pois nem todas as crianças se dedicam à prática do surf. Existem alguns parques infantis, mas não têm mais do que escorregas, baloiços e pouco mais. Falta um centro comercial na Ericeira, apetrechado de lojas com uma maior oferta e variedade de roupa, calçado, acessórios, brinquedos, roupa de desporto acessível, restaurantes de fast-food, cinema, bingo, bowling, etc... Muitas vezes, no Verão, turistas perguntam-nos onde podem encontrar um McDonald's. Não há!! Ficam muito espantados. Neste momento, estão a construir um em Mafra, mas faz falta um na Ericeira. Os turistas adoram! Para os amantes da vida nocturna, existem bares quase em cada esquina. Discoteca há uma: o Ouriço.
Hospital só em Mafra, escolas só até ao 9º ano.
Mas será que a Ericeira seria a mesma se houvesse tudo aquilo que faz falta?

Sem comentários:

Enviar um comentário