sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Nicholas Sparks - A melodia do adeus

Com apenas 17 anos, Ronnie vê a sua vida virada do avesso quando o casamento dos pais chega ao fim e o pai se muda da cidade de Nova Iorque, onde vivem, para Wrightsville Beach, uma pequena cidade costeira na Carolina do Norte.
Três anos não são suficientes para apaziguar o seu ressentimento e, quando passa um Verão na companhia do pai, Ronnie rejeita com rebeldia todas as tentativas de aproximação, ameaçando antecipar o seu regresso a Nova Iorque.
Mas será em Wrightsville Beach que Ronnie irá descobrir a beleza do primeiro amor, quando conhece Will e se deixa tomar por uma paixão irrefreável e de efeitos devastadores.
Nicholas Sparks é, como sabemos, um mestre da moderna trama amorosa, e em "A melodia do amor", usa de extrema sensibilidade para abordar a força e a vulnerabilidade que envolvem o primeiro encontro com o amor e o seu imenso poder para ferir...e curar

Nicholas Sparks - Uma viagem espiritual

David nunca esqueceria aquele Verão. Era então um rapazinho, que acabara de perder a sua irmã adorada e, na verdade também, a sua melhor amiga.
Depois da morte da mãe, anos antes, ela era a fonte da sua alegria de viver.
E agora que a perdera, o jovem índio mergulhara num desespero sombrio e o seu pai começa a inquietar-se, pois conhecia o terrível poder destrutivo desse sentimento.
Tinham sido anos muito duros aqueles...Felizmente àquela família índia, discriminado pelos novos americanos, restava ainda o poderoso legado das suas tradições ancestrais.
O pai viu o pesar que consumia o filho e compreendeu.
Entregou-lhe o rolo de pele pintado à mão, puído pelo decorrer do tempo. Daquelas imagens e símbolos emanava uma força misteriosa.
Foi esse o ponto de partida para uma estranha viagem, que mudou para sempre a vida de David.
Esta história, inspirada na cultura dos índios Lakota, é produto de uma co-autoria particularmente feliz. Mundialmente conhecido a partir das Olimpíadas de 1964, Billy Mills foi, ele próprio, tema inspirador de um filme que ficou célebre: "Running Brave".

Nicholas Sparks - O diário da nossa paixão

Nicholas Sparks, o autor deste bestseller, nunca esqueceu o ensinamento que a relação amorosa dos pais da sua mulher, casados há mais de 62 anos, lhe transmitiu - a possibilidade de viver em estado de paixão mesmo depois de vários anos de convívio.
Foi por isso que decidiu escrever este comovente romance de amor que acompanha o enamoramento entre um homem e uma mulher, que só no final das suas vidas concretizam uma paixão arrebatadora.

Nicholas Sparks - Um refúgio para a vida

Quando Katie vai viver para a pacata cidade de Southport, na Carolina do Norte, todos se interrogam sobre o seu passado. Que mistérios esconderá aquela jovem bonita que parece determinada em encobrir os seus encantos e evitar novos relacionamentos?
No entanto, e apesar de todas as suas reservas, Katie começa a criar raízes naquela pequena comunidade, à medida que uma nova amizade e um novo amor lhe vão fazendo baixar as defesas.
Mas os fantasmas do passado, que minam a sua capacidade de confiar nos outros, continuam a persegui-la, a aterrorizá-la, e o peso do segredo que esconde é demasiado grande...
Neste romance avassalador, Nicholas Sparks traz-nos uma protagonista fragilizada que tem de aprender a lidar com as suas sequelas se quiser voltar a amar.

Nicholas Sparks - Dei-te o melhor de mim

Este novo e aclamado romance de Nicholas Sparks conta a história emocionante de Amanda e Dawson, dois adolescentes envolvidos na mágica experiência do primeiro amor.
Contudo, sob a pressão familiar e social, são obrigados a seguir vidas distintas.
Somente 25 anos mais tarde voltam a encontrar-se , por altura da morte do único homem que tinha protegido o jovem casal apaixonado.
E se para ambos o amor de outrora se revela intacto, confrontam-se inevitavelmente com as escolhas feitas e os compromissos assumidos.
Qual então o sentido daquele encontro, se nada podia mudar o passado?

Liane Moriarty - O segredo do meu marido

A carta do marido dizia: "Para ler apenas após a minha morte".
Cecília encontrou a carta acidentalmente. Na penumbra do sotão, soube de imediato que não devia lê-la, que devia devolvê-la ao seu esconderijo, fingir nunca a ter encontrado e respeitar a vontade do marido. Afinal amava John-Paul.
Juntos, tinham três filhos e uma vida sem sobressaltos.
Argumentos que de pouco serviram perante a sua curiosidade crescente.
E quando começou a ler, o tempo parou.
A confissão de John-Paul fulminou-a como um raio, dividindo a sua vida em dois: o antes e o depois da carta. Cecília vai ficar agora perante uma escolha impossível.
Se o segredo do seu marido for revelado, tudo o que construíram será destruído.
Mas o silêncio terá um efeito igualmente devastador.
Porque há segredos com os quais não se pode viver.

Torey Hayden - Filhos do abandono

Torey Hayden, a professora que apaixonou o mundo pelas suas qualidades enquanto pedagoga e ser humano, volta neste livro a trabalhar com crianças vítimas de distúrbios psicológicos ou físicos numa unidade de educação especializada.
Hayden terá a seu cargo três candidatos, recorrendo à persuasão e sensibilidade para os trazer de regresso do percurso atribulado por que passaram.
Cassandra era uma criança de 9 anos, com uma fisionomia típica de uma personagem de conto de fadas. Introvertida e insegura, não deixava que as pessoas se aproximassem dela.
Drake, com 4 anos, tinha feições delicadas e cabelos pelos ombros e recusava-se a falar com qualquer pessoa excepto a sua mãe.
Gerhardine Sharple tinha 82 anos e após um AVC ficou com problemas ao nível da fala, mergulhando num estado depressivo e de auto-isolamento.
São estes os casos que a professora irá tentar recuperar recorrendo aos seus conhecimentos na área da psicologia.
Os filhos do abandono é a história da determinação de uma mulher e três aprendizes que enfrentaram períodos conturbados e os irão tentar superar.
Contado com compaixão, sensibilidade e humor, é um poderoso retrato que nos relembra a força interior e a beleza do espírito humano.

Torey Hayden - A menina que nunca chorava

Depois da criança que não queria falar, Torey volta com a segunda parte da história verídica de uma criança vítima de abusos que deixou de comunicar com o mundo.
Neste livro, encontramos Sheila já com 13 anos e a professora que a ajudou na altura, a lidar com o seu bloqueio.
Inicialmente a adolescente mal se recorda da professora, mas lentamente as memórias vêm à superfície reavivando sentimentos hostis como o abandono, insegurança e experiências traumáticas.
Apesar de ser um relato com contornos negros, traz-nos surpreendentemente uma versão de coragem e perseverança.

Torey Hayden nasceu no Montana, EUA.
Apesar de ter uma formação académica diversificada, dedicou grande parte da sua vida ao ensino especial e à escrita. Os seus livros são inspirados nas crianças e adultos que conheceu no decurso da sua actividade profissional.

Torey Hayden - A criança que não queria falar

Era uma criança de 6 anos, insociável, violenta, perdida num mundo de raiva e sofrimento...até encontrar uma jovem e brilhante professora.
Esta é a história verídica e comovente da relação entre uma professora que ensina crianças com dificuldades mentais e emocionais e a sua aluna, Sheila, abandonada por uma mãe adolescente e que até então, apenas conheceu um mundo onde foi severamente maltratada e abusada.
Relatada pela própria professora, Torey Hayden, é uma história inspiradora, que nos mostra que só uma fé inabalável e um amor sem condições, são capazes de chegar ao coração de uma criança aparentemente inacessível. Considerada uma ameaça que nenhum pai nem professor querem por perto de outras crianças, Sheila dá entrada na sala de Torey, onde ficam as crianças que não se integram noutro lugar. É o princípio de uma relação que irá gerar fortes laços entre ambas, e o início de uma batalha duramente travada para este criança desabrochar para uma vida nova de descobertas e alegria.

Anya Peters - Abandonada

Separada da mãe verdadeira ao nascer, Anya cresce num ambiente de terror, dominado pelo seu tio manipulador e violento.
Agredida, humilhada e violada por ele desde os 6 anos de idade, Anya pensa que nada mais lhe poderá acontecer. Mas acontece...Um dia magoada com os insultos dos irmãos, Anya não consegue aguentar e todos os segredos são finalmente revelados.
E então, a sua "mamã", a única pessoa que Anya sempre amou e cujo afecto a ajudara a suportar aquela existência de terror, abandona-a.
Decidida a começar uma nova vida, Anya esconde os seus sentimentos e tenta seguir em frente.
Mas quando se torna uma sem-abrigo, passando a viver no próprio carro, sabe que tem de lidar com os segredos do passado para poder encontrar a segurança e felicidade que sempre desejou.
Abandonada é uma história inesquecível de amor e aceitação.
Um relato marcante de sobrevivência e verdadeiramente inspirador.

Jenny Tomlin - O meu triste segredo

A história verídica da autora, Jenny Tomlin, que juntamente com os dois irmãos, Kim e Lawrense, sobreviveu a terríveis abusos.
A infância foi de miséria e terror e sem qualquer gesto de carinho ou conforto, as crianças tentavam cuidar e proteger-se umas às outras da forma que sabiam.
Só a força do amor e da união entre Jenny e os irmãos, permitiu que esta fosse uma história de triunfo e esperança.
Jenny Tomlin passou a sua infância na parte leste de Londres. Foi vítima de violência por parte do pai durante anos e escreveu este livro a denunciá-lo.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Jodi Picoult - A menina de vidro

Até onde você iria para garantir o futuro do seu filho?
Quando Willow nasce com osteogénese imperfeita, uma doença grave que a faz ter ossos extremamente frágeis, seus pais, Charlotte e Sean, ficam arrasados. A menina vai sofrer centenas de fracturas ao longo de sua existência e ter uma vida de dor.
Se ela casualmente tropeçar e cair, pode ter uma fractura exposta e passar os 6 meses seguintes numa tala ortopédica que envolve metade do seu corpo e a impede de andar.
Depois de anos de cuidados constantes com Willow, sua família está à beira da falência.
Até que uma dupla de advogados oferece a Charlotte uma oportunidade de salvação: processar sua obstetra por nascimento indevido, ou seja, por não ter diagnosticado a doença de Willow cedo o bastante para que sua mãe pudesse optar por um aborto.
A indemnização pode assegurar a Willow um futuro tranquilo, mas para consegui-la, Charlotte tem de processar a Dra Piper Reece, sua obstetra e melhor amiga, e afirmar perante um júri que gostaria que a filha nunca tivesse nascido.

Nickolas Sparks - Uma promessa para toda a vida

Para Miles Ryan, o mundo desabou no dia em que a sua mulher morreu.
Missy fora o seu primeiro amor, a companheira de todos os momentos, a carinhosa mãe de Jonah, o filho de ambos. Juntos tinham uma vida de sonho. Mas uma noite, Missy saiu para correr e não voltou. Foi atropelada numa rua perto de casa.
As investigações da polícia nada revelaram.
Agora, dois anos depois, Miles ainda se culpa por não ter descoberto o autor do crime e Jonah, já com 7 anos, vive numa imensa solidão.
Mas há uma luz no seu caminho: Sarah, uma nova professora que entende a sua perda e não desiste perante as dificuldades. Ela própria está ainda a recuperar de um divórcio que a feriu de morte.
Decidida a ajudar o menino, Sarah reúne-se com Miles.
Desse simples encontro nascerá uma paixão verdadeira.
Contra todas as expectativas, eles amam e riem de novo. Mas um segredo paira sobre o casal.
Um segredo que os obrigará a questionar tudo aquilo em que acreditavam...e a fazer a escolha que mudará as suas vidas para sempre.
Um dos mais ternos e intensos livros de Nicholas Sparks, "Uma promessa para toda a vida", é uma mensagem de esperança e uma ode de amor à vida. Um romance inesquecível sobre as imperfeições do ser humano, a resistência perante a adversidade e a incomparável alegria que sentimos quando nos entregamos ao amor.

Nicholas Sparks - Laços que perduram

Com apenas 25 anos, Julie Barenson tem já uma mágoa maior do que a vida: o seu querido marido, Jim, morreu.
Em plena noite de Natal, dilacerada pela perda, ela recebe os dois inesperados presentes que ele lhe deixou. É o típico acto de amor de Jim: não a esquecer nem por um segundo.
É assim que Singer, um cachorrinho amoroso e assustado, entra na sua vida.
A acompanhá-lo vem um bilhete e uma promessa: Jim velará sempre por ela.
Quatro anos depois, Julie está preparada para começar de novo e Richard Franklin parece ser o homem ideal. Mas no seu íntimo, ela sente que algo está errado e termina a relação.
A seu lado, incondicionalmente, está Mike Harris, o bondoso melhor amigo de Jim, o homem que a apoiou nos melhores e nos piores momentos.
Ao longo dos anos, os sentimentos entre ambos floresceram e parece ter finalmente chegado o momento de viverem plenamente a sua paixão.
Mas quando a vida parecia sorrir-lhe de novo, Julie tem de enfrentar o pior dos pesadelos: sobreviver à perseguição de um louco.
Nesta comovente história de amor, perda e redenção, Nicholas Sparks, ultrapassa os limites do romance ao pintar um quadro implacável dos sombrios desígnios da mente humana.
Laços que perduram é a derradeira prova da sua mestria.

Nicholas Sparks - O sorriso das estrelas

Com 45 anos, Adrienne Willis vê-se obrigada a repensar a sua vida quando o marido a abandona por uma mulher mais nova. Destroçada, aceita o pedido de uma amiga para cuidar de uma pousada à beira-mar durante um fim de semana.
Não podia imaginar que em apenas 4 dias a sua vida mudaria para sempre.
A pousada tem um único hóspede e não apresenta problemas de maior para Adrienne, desde sempre habituada a cuidar de todos os que a rodeiam.
Por uma vez, ela está decidida a descansar e desfrutar daquele pedaço de paraíso.
Mas a inesperada aproximação de uma tempestade, fá-la temer o pior.
O hóspede, Paul Flanner, é um homem igualmente solitário e desencantado.
Perante a catástrofe natural que os deixa completamente isolados, Paul e Adrienne contam apenas com a protecção um do outro. E é então que acontece algo com que não ousavam já sonhar.
Tal como a tempestade, a paixão entre ambos é incontrolável, desmedida, transformadora...
Mas Paul tem um assunto do passado por resolver e a sua jornada vai levá-lo a desbravar um novo e inesperado caminho.

Nicholas Sparks - À primeira vista

Havia três coisas que Jeremy Marsh jurara nunca fazer: abandonar Nova Iorque, ceder à paixão, e, acima de tudo, ser pai.
Ironicamente, Jeremy vive agora na pacata cidade de Boone Creek, está perdidamente apaixonado por Lexie e aguarda com ansiedade o nascimento da filha de ambos. E nunca pensou ser tão feliz.
Mas este estado de graça parece ter os dias contados. À medida que tenta integrar-se, o nova-iorquino apercebe-se de quão doloroso é abdicar dos seus hábitos urbanos.
Talvez essa seja a razão por detrás do bloqueio criativo que o atormenta. Mas não é certamente a única razão, ou até, a mais importante. Embora tente ignorar as misteriosas mensagens que tem recebido e que questionam a integridade e lealdade de Lexie, Jeremy não consegue evitar relembrar o passado que tudo fez para esquecer.

Nicholas Sparks - Quem ama acredita

Jeremy Marsh vive em Manhattan, onde a sua reputação como jornalista científico é irrepreensível.
Céptico por natureza, deleita-se a desmascarar falsos médiuns, cultos religiosos fraudulentos e terapias duvidosas. No dia em que chega a Boone Creek, uma pequena e pitoresca cidade na Carolina do Norte, Jeremy está seguro de que o mistério das fantasmagóricas luzes no cemitério local, tem uma explicação racional.
Lexie Darnell adora Boone Creek, onde trabalha como bibliotecária.
Disposta a dar a conhecer a magia da cidade, ela acompanha Jeremy nas suas investigações.
Lexie e Jeremy não podiam ser mais diferentes e, contudo, os sentimentos que os unem são intensos e verdadeiros. Jeremy sabe que a sua estadia em Boone Creek tem um prazo, findo o qual regressará à sua amada Nova Iorque. Por seu lado, Lexie sente que nunca será feliz numa cidade grande.
O futuro da relação é impossível. A não ser que a realidade prove não ser tão racional assim.

Nicholas Sparks - Uma vida a teu lado

Quando Sophia Danko conhece Luke, algo dentro dela muda para sempre.
Luke é muito diferente dos homens ricos e privilegiados que a rodeiam.
Através dele, Sophia conhece um mundo mais genuíno e puro do que o seu, mas também mais implacável. Ela tem uma vida protegida, ele vive no limite.
À medida que se descobrem e se apaixonam, Sophia encara a possibilidade de um futuro diferente do que tinha imaginado. Um futuro que Luke tem o poder de reescrever, se o segredo que o atormenta não os destruir a ambos.
Não muito longe, algures numa estrada escura, um desconhecido está em apuros.
Ira Levinson tem 90 anos e acabou de sofrer um acidente de carro. Ao tentar manter-se consciente, Ira sente a presença de Ruth, a sua mulher que morreu há 9 anos, materializar-se a seu lado.
Ela encoraja-o a lutar pela vida, relembrando a história de amor que os uniu. Ira sabe que Ruth não pode estar no carro com ele, mas agarra-se às suas delicadas memórias, revivendo as tristezas e alegrias que definiram a sua paixão.
Ira e Ruth. Sophia e Luke.
Dois casais com pouco em comum, cujas vidas vão cruzar-se com uma intensidade inesperada nesta celebração do poder do amor e da memória.
Uma viagem extraordinária aos limites mais profundos do coração humano.

Elizabeth Adler - Uma casa no campo

Issy, de 15 anos, e a mãe, recentemente divorciada, lutam por encontrar o seu caminho e o seu lugar na vida, sozinhas e em conjunto.
Aos 38 anos, com pouco dinheiro e a braços com todas as responsabilidades, Caroline tenta reconciliar-se com a nova situação em que se encontra.
Ao decidir deixar para trás a desafogada vida que levava em Singapura (bem como o seu infiel marido e a sua amante de longa data), acaba a viver no pub de uma aldeia inglesa, trabalhando como chef para ganhar a vida, conhecendo as pessoas mais pitorescas da zona e fazendo amigos.
Porém, Issy adora o pai e secretamente culpa a mãe pela reviravolta operada na sua vida.
Ao mesmo tempo que o sonho de Caroline de converter um velho celeiro num restaurante começa a tomar forma, a sua oportunidade de ser feliz é posta em causa por rumores de vingança e homicídio.
Quando Issy, a meio caminho entre a adolescência e a idade adulta, começa a fazer algumas escolhas arriscadas, a situação complica-se ainda mais.

Lesley Pearse - Nunca me esqueças

Até onde iria por amor? Num dia, com um gesto apenas, a vida de Mary mudou para sempre.
Naquele que seria o dia mais decisivo da sua vida, Mary, filha de humildes pescadores da Cornualha, traçou o seu destino ao roubar um chapéu.
O seu castigo: a forca.
A sua única alternativa: recomeçar a vida do outro lado do mundo.
Dividida entre o sonho de começar de novo e o terror de não sobreviver a tão dura viagem, Mary ruma à Austrália, à época uma colónia de condenados.
O novo continente revela-se um enorme desafio onde tudo é desconhecido, como desconhecida é a assombrosa sensação de encontrar o grande amor da sua vida.
Apaixonada, Mary vai bater-se pelos seus sonhos sem reservas ou hesitações.
E a sua luta ficará para sempre inscrita na história.
Inspirada por uma excepcional história verídica, Lesley Pearse apresenta-nos Mary Broad e, com ela, faz-nos embarcar numa montanha-russa de emoções únicas e inesquecíveis.

Dos melhores livros que já li até hoje, e já foram alguns milhares. Consegue transportar-nos para a história sem reservas. Vivemos o drama de Mary e os tormentos por que ela teve de passar, com a dor da perda, da fome, da miséria e dos maus tratos. Tudo de mau que possamos imaginar, ela passou por pior. Um exemplo de coragem a seguir.

Nicholas Sparks - As palavras que nunca te direi

Este livro conta-nos a bela história de amor entre Garret, um construtor naval, que ainda chora a morte da mulher, Catherine, e Theresa, uma jornalista ainda afectada por um casamento falhado.
Quando Theresa encontra uma mensagem que Garret escreveu para a sua falecida mulher e lançou ao mar dentro de uma garrafa, resolve publicá-la no jornal onde trabalha, estimulando o interesse público.
Quando outras garrafas são encontradas, Theresa decide conhecê-lo pessoalmente e acaba por se apaixonar.
Contudo, depressa se apercebe que Garret vive preso permanentemente às memórias da sua ex-mulher.
Um drama apaixonante que inspirou um filme com Kevin Costner no principal papel.

Ben Sherwood - O espírito do amor

A leitura deste romance de Ben Sherwood deixa-nos impressa na alma uma certeza, a de que por vezes, o amor vence a morte.
Charlie St Cloud veio a descobri-lo de duas formas, primeiro com Sam, o irmão mais novo, e depois com Tess, o seu grande amor.
Quando um acidente de viação leva Sam para o outro lado da vida, Charlie promete-lhe que nunca o irá abandonar.
O laço inquebrável que une os dois irmãos torna fictícia a fronteira entre a vida e a morte, e possível o seu encontro diário ao longo de 13 anos.
Tudo poderia ter continuado assim se Tess nunca tivesse aparecido.
Ela veio para lhe mostrar o carácter ilusório do paraíso em que vivia e para o obrigar a escolher entre o passado e o futuro.


Este livro inspirou um filme, "Sempre que te vejo".
Normalmente, primeiro leio um livro e depois vejo o filme. Neste caso foi o oposto.
Estes dias, vi o filme pela primeira vez ( e já é de 2010) e fiquei rendida aos dois jovens St Cloud.
Ri e chorei com eles.
Uma coisa engraçada é que já tinha lido este livro do Ben Sherwood há alguns anos, mas os olhos e o coração não ficaram agarrados à história, talvez porque na altura deva ter pensado: que treta, fantasmas!!?? Depois de ver o filme apaixonei-me também pelo livro, pois voltei a lê-lo, mas com "outros olhos".
De leitura fácil e acessível, Ben Sherwood leva-nos por caminhos para nos dar a conhecer com maior nitidez, a ponte que atravessa os dois lados da vida.

Ana Simão - A menina dos ossos de cristal

Este livro de Ana Simão, conta-nos a história de Inês, uma menina que aos 3 anos e meio descobriu ser portadora de uma doença que a iria acompanhar para o resto da sua vida.
A doença de Inês não foi detectada durante a gravidez nem à nascença e até uma determinada altura foi uma criança normal, igual a tantas outras.
Mas o destino estava traçado e a luta da Inês e da sua família para perceberem e aceitarem a Osteógene Imperfeita foi demasiado dura e longa.
Inês nasceu num corpo muito frágil e os seus ossos partem-se em mil pedaços, como se fossem de cristal. Aos 14 anos já tinha sofrido mais de 100 fracturas.
Contado na primeira mão pela autora, isto porque Ana Simão é Inês, retrata-nos a sua luta e coragem para conseguir alcançar aquilo que hoje é. Apesar de frágil, demonstrou ser sempre um grande exemplo de força de vontade. 
A menina cuja história poderão acompanhar não se deixou vencer pelo medo, nem quando todas as crianças corriam e brincavam e ela estava numa cama de hospital e contra todas as expectativas conseguiu vencer.
Amor é poder.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Aldeia Típica José Franco

José Franco nasceu em 1920.
Por volta de 1945, sonhou que poderia construir ao pé da casa em que vivia e da sua oficina de oleiro, um museu vivo da sua terra, uma espécie de grande presépio onde representasse os costumes e actividades laborais do tempo da sua infância e alguns aspectos e actividades da vida do campo.
José Franco reproduziu, em escala reduzida, uma aldeia com as moradias que são cópias fiéis das casas dos arredores de Lisboa dos fins do século passado, as actividades exercidas, como as serrações de madeira, os moinhos, o trabalho do campo com os figurantes habilidosamente movidos a água, as actividades piscatórias com a reprodução da vila de pescadores da Ericeira.
Uma tarde bem passada, em que os mais pequenos se entretêm a descobrir cantos e recantos.
A entrada não é paga. À entrada encontramos uma loja de recordações.