quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Síndrome da Proteus

Doença congénita caracterizada por um crescimento excessivo da pele, ossos, músculos, tecido adiposo e vasos sanguíneos e linfáticos. Tumores subcutâneos são desenvolvidos, para além de outras anomalias cranianas. Também se manifesta através de um gigantismo das mãos ou pés ou de ambos.
Estima-se que existam cerca de 200 casos em todo o mundo.
O primeiro caso conhecido foi o de Joseph Merrick. A sua deformidade começou a desenvolver-se aos 3 anos de idade com a formação de pequenas calosidades no lado esquerdo do corpo.
Faleceu com 27 anos. A sua história inspirou um filme; "O Homem Elefante".
Outro caso conhecido é o de Sain Mumtaz, um jovem paquistanês.
Os ossos da sua cabeça crescem de forma anormal, o que o deixou desfigurado, com vários problemas de saúde e com dificuldades em se deslocar. Apesar disso, os familiares e amigos deram-lhe todo o apoio.
Não existe tratamento, mas várias cirurgias podem ser feitas, visando retirar o excesso de pele, tumores ou até mesmo os membros afectados.
É importante tratar o aspecto físico, mas também o psicológico, para o paciente ter uma melhor qualidade de vida de modo a permitir o convívio social, pois normalmente as pessoas que sofrem desta doença, são muitas vezes estigmatizadas e excluídas da sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário